A sociedade sente-se chocada com o desumano e cruel crime que covardemente ceifou a vida de duas jovens, em plena flor da idade. As reportagens se repetem em todos os jornais.
A televisão não deixa por menos. Precisa de “ibope”. Exageram no triste noticiário. Há dias, vimos um outro cruel criminoso nas páginas de um jornal, revólver nas mãos ( em uma e outra, apontando para os lados). Deram-lhe uma página inteira. Parece que sacia a mídia, embora não se quer dar conta do mal que a quantos faz.
Nefasto exemplo para os mais fracos. E os jornais registram todos os dias o aumento da criminalidade. O crescimento da violência é espantoso. ‘Filhos que matam seu pais’. ‘Homem que matou pai e filho’, de maneira covarde, são notícias que alimentam as páginas dos jornais e o noticiário da televisão..
Basta lembrar o que tem ocorrido nos Estados Unidos. Tais odiosas práticas, somam-se nos últimos tempos, urdidas nas cabeças de adolescentes. Por quê ?
É preciso trazer à tona todos os graves aspectos que passaram a envolver um tão nefasto quotidiano. Ao que parece não tem incomodado as autoridades responsáveis (que já se tornam impotentes ou irresponsáveis).
Tantas são as implicações sociais que envolvem o fenômeno educativo --e televisão tem sido um faca de dois gumes – . Neste modesto espaço somos impelidos a lançar a” semente e pode não ser em vão”. Pretendemos descer a fundo sobre a matéria, diante de tantos desarranjos, vinganças, falta de vergonha, maldades, assassinatos, plantados na mente dos nossos jovens, tudo isto postos diariamente nas novelas que tanto tem engordado as contas bancárias de seus produtores.
A educação é feita de bons exemplos. O que estão aprendendo os jovens e os adolescentes ? O que a TV contribui para o estimulo à prática dos bons costumes e da cidadania ? Os aproveitadores estão produzindo novelas e alguns desaconselháveis programas.
Por exemplo: está no ar a “insensata” novela da TV GLOBO. Seria recomendável o exemplo de um banqueiro que oferece um carro à sua filha, desde que consiga um encontro com um de suas amigas ? Mas sua mulher, mãe da menina não pode ficar sabendo. Caso contrário, a filha não ganhará o presente. Inacreditável: uma jovem adolescente participando de uma reprovável trama em família. Outras novelas que comentaremos mais tarde, ostentam um festival de grosserias entre pais, mães, irmãos., todos se desatendendo, todos estressados; assaltos, mortes, golpes, desonestidade.
Querem preparar uma geração perdida, como perdidos já estão os maiorais que estão à frente, em todos os escalões, inclusive nos altos comandos da República.
Somos pequenos e o nosso espaço é modesto. Não importa. Resistir é preciso, principalmente quando algumas coisas nos inspiram: um profundo respeito ( dentre eles) à boa formação moral de nossa gente. Vamos em frente !
Nenhum comentário:
Postar um comentário