Após o café da manhã, como de costume, passei a ler os jornais. Era domingo, 3 de abril de 2011. Faz parte de minha rotina. “O DIA” é o jornal que assino, um dos preferidos. Todos os demais jornais, ao completar um ano da triste tragédia do BUMBA, teceram comentários sobre as medidas que foram ou não adotadas, os recursos que ainda precisam ser alocados e que devem ser fiscalizados com rigor, a recuperação das encostas e estradas, enfim os reparos indispensáveis em razão dos estragos das chuvas.
“O DIA”, em reportagem estampada à página 4, relembra igualmente a tragédia que castigou Niterói, além de 462 municípios no Brasil, com deslizamentos de terras e pedras, nevascas, arrastando água e lama, soterrando famílias (www.terra.com.br).
**********
Só com uma diferença: enquanto a imprensa, de um modo geral, questionava as medidas a serem adotadas para orientação do público em geral, já na página 30 , o mesmo jornal O DIA faz questão de reavivar, com viés nitidamente político. Somente em nossa cidade, a responsabilidade pelas intensas chuvas – imprevisíveis – devem ser jogadas às costas do Prefeito de Niterói. Deparamos com a recaída da “exploração Bumba”. não os terríveis estragos em quase todo o país, inclusive na Região serrana A nota principal do jornal O DIA revela a interesseira recaída, no momento em que movimentam-se candidatos à sucessão municipal.:” A TRAGÉDIA DO BUMBA COMPLICA A SUCESSÃO DO PREFEITO, QUE JÁ FOI CONSIDERADO IMBATÍVEL”. Conclui pelas dificuldades que teria o senhor Jorge Roberto em voltar ao governo da cidade. É o caso de se perguntar : O QUE ESTÁ POR DETRÁS DISSO ?
**********
E tudo isso por quê ? Pretende-se em Niterói, abrir um leque voltado para a próxima eleição. Os pretendentes já se mostram ativos. Daí novamente à tona a surrada e desmentida invencionice de que teria havido por parte de três técnicos da UFF, em um relatório de 2004, acerca de “ riscos” apontados no Morro do Bumba.
Em entrevista alardeada por primeiro, no jornal O GLOBO (10/04/10) a Professora Regina Bienenstein em nome das UFF, mostrou-se enfática, no sentido de que teria apontado, desde 2004 “riscos no Morro do Bumba”.
Em tempo de eleições, aos técnicos da UFF, logo se aliaram DOIS POLÍTICOS, com vistas à renovação de seus mandatos.
Deixaram de lado os 184 outros deslizamentos ocorridos na cidade. Só davam ênfase ao BUMBA, porque ocorreram 47 mortes.
**********
Para efeito político, para eles, bastaria pois, o Bumba. Aliás, por ocasião da tragédia, os carreiristas políticos usaram o sofrimento dos que foram por ela atingidos, para extraírem vantagem eleitoral.
Agora precisam reeditar o ciclo da mentirologia ?
Por quê “O DIA”, ao contrário dos demais, ao invés de apresentar sugestões e focalizar os problemas que ainda afligem a população sofrida, à espera dos prometidos recursos, ao que tudo indica, estimulado pela voracidade de pretendentes ao cargo de Prefeito, parte para o ataque pessoal e retorna às infundadas e já desmentidas notícias veiculadas no ano passado? Estaria subtendido no que escreve o jornal, os estímulos dos que vislumbram, ansiosos, a eleição de Prefeito ? E nesse vale tudo, é preciso satanizar o atual Prefeito ? Tudo tem sua razão de ser: o fato doloroso para os frustrados é que abespinharam-se ante a 4ª eleição de Jorge Roberto. Não se conformam !
**********
Os desastres naturais aconteceram no mundo. NÃO SÓ AQUI !
Condenar TODOS os governantes onde teriam ocorrido tragédias ?
Afinal só houve catástrofe em Niterói ? O que aconteceu em Santa Catarina, no Paraná, em Pernambuco, na Bahia, na China, no Paquistão etc. etc ? No Estado do Rio foram 17.464 desabrigados; 82.900 desalojados, segundo informação do SERVIÇO NACIONAL DE DEFESA CIVIL.
Nenhum bombardeio contra os Prefeitos das cidades atingidas ! SÓ MESMO EM NTERÓI.
Atirar pedras é fácil. Difícil é utilizá-las para construir !
*********
Só Niterói, passou a ser privilegiado pelo sensacionalismo, com o único propósito de influenciar parte da opinião pública com um inconcebível e inexorável desgaste para seu administrador ?
Por detrás dessa vergonha trama o Jornalista PAULO HENRIQUE AMORIM, em seu programa de 10/04/10 desqualificou as matérias que foram publicadas no ano passado. O renomado homem de imprensa, com o brilho de sua inteligência, trabalhou na Manchete, Abril, Jornal do Brasil Globo, Bandeirantes, Cultura e agora na Record, assim resumiu : “isso tudo é uma malandragem eleitoral”
O Jornalista MARIO DE SOUSA observou com acuidade sobre a Região Serrana: nenhum prefeito foi entrevistado ou ouvido. Concluiu o Jornalista :”Alguém explica isso ?
O “JORNAL DE ICARAÍ”, há meses, alertou: “Oposição quer usar tragédia como arma para a eleição” ( edição no. 1902)
Vamos à irrefutável e irrespondível VERDADE. Ninguém pode destruí-la.
Enquanto os três técnicos da UFF divulgam notícias inverídicas sobre “estudos” no Bumba, o próprio REITOR daquela Instituição vem a público e proclama, sem hesitações, nem controvérsias:
’NÃO TINHAM CONHECIMENTO TÉCNICO PARA APONTAR RISCOS NO BUMBA”. ( jornal O DIA- 15/4/10)
E mais: “Nenhum dos estudos elaborados por pesquisadores da instituição TRATAVA ESPECIFICAMENTE DO MORRO DO BUMBA...” (A Tribuna, 15/04/10).
Por fim : “Não fizeram nenhum estudo específico sobre o morro do Bumba” .
E o que disse o Ex-Prefeito Godofredo ? “” A PREFEITURA jamais recebeu qualquer tipo de Relatório ou estudo...... comprove através de protocolo ou cópia de recibo... ( O FLUMINENSE- 17 ABRIL 2010).
AGORA A PÁ DE CAL: O PROFESSOR EDSON DO NASCIMENTO, COORDENADOR DO PLANO, BEM REALÇOU: “O MAPA NÃO ABRANGIA A ÁREA DO BUMBA” (O GLOBO - 15/4/10)
Alguém poderá duvidar? Ainda assim aqueles políticos não saíram de cena. Outros jornais estarão a serviço da"causa".Esperem...
Algumas coisas tornaram-se certas: 1 – POR QUÊ OS ACUSADORES TERIAM SILENCIADO DESDE 2003 E 2004 ?
2) – SE ALGUM ESTUDO MOSTROU A EXISTÊNCIA DE “RISCOS”, QUEDARAM-SE OMISSOS DURANTE LONGO TEMPO.
PRETENDIAM ESPERAR ACONTECER ? ISSO É CRIME !
SE “RISCOS” HAVIA, TEM-SE ATO OMISSIVO, a configurar DOLO EVENTUAL, pois não se importaram com as conseqüências e nesse caso AOS ACUSADORES DEVE SER DEBITADA A RESPOSNSABILIDADE POR EVENTUAL CRIME.
Decorrido um ano da triste tragédia, voltam às ruas, manipuladas por “algum” candidato a Prefeito, as passeatas, as palavras de ordem, com farta distribuição de boletins apócrifos. O Sindicato da UFF não deixa de estar presente, com seu segmento mais radical. Enfim...
Salve: o GOVERNO FEDERAL anuncia: “PAÍS GANHARÁ SISTEMA DE ALERTA”. Quer a criação de um mecanismo preventivo ( OFLU- 18/01/2011. Embora tardiamente, vale a pena !
Nenhum comentário:
Postar um comentário