sábado, 16 de abril de 2011

JORNAL “ EXTRA” (toda a primeira página?)

Já comentei sobre a página do jornal "O DIA", quando estampou por inteiro a charge do Prefeito Jorge Roberto. Teria sido mal informado por algum político que não quer sair de cena ? Vislumbrava-se, sem sombra de dúvida, esteio em motivação política. Disse mais: Outros jornais estariam a serviço da "causa." O mote seria sempre o deslizamento do morro do Bumba, um fato inesperado, tragédia utilizada de palco. As eleições estavam próximas.
Não tardou, também na Região Serrana, a impressionante força das águas devastou cidades; bairros inteiros foram varridos do mapa. Um cenário de terror que suplantou as grandes chuvas registradas no ano anterior. Como observou o jornalista Mario de Sousa, os Prefeitos não foram deletados. E concluiu: "Nenhum Prefeito foi entrevistado ou foi ouvido ." Alguém explica isso ?
Não se desconhece que 352 municípios brasileiros sofreram igualmente, tragédias surpreendentes, decorrentes de efeitos climáticos. Em vários pontos do país uma sucessão de desastres, podendo-se dizer de uma situação atípica e anormal.
************
As conseqüências foram de tal ordem que o GOVERNO FEDERAL já quer implantar um sistema de PREVENÇÃO contra desastres naturais, segundo noticiaram todos os jornais:" PAÍS GANHARÁ SISTEMA DE ALERTA". Quer a criação de um mecanismo preventivo", segundo noticiou O FLUMINENSE, em sua edição de 18/01/2011 . O Governador do Estado, por igual, declarou e o "O GLOBO" registrou:" ESTADO NÃO TEM SISTEMA DE ALERTA CONTRA CATÁSTROFES" (edição de 14/01/11)
A Presidente Dilma, segundo o jornal " O DIA" disse: " nenhum país está imune às tragédias naturais. Mas não iremos esperar o próximo ano, as próximas chuvas, para chorar as próximas vítimas".


Portanto, a prevenção, através de mecanismos modernos não será negligenciada. É o que pretende o Governo Federal.
***********
De fato, a medida adotada vem em boa hora. Porventura alguém no país, no Estado ou mesmo no município de Niterói poderia avaliar tais fenômenos da natureza ? Quanto mais as suas consequências.

Nem o mais pessimista, nem o mais fatalista ser humano teria podido prever ou sequer admitir que pudesse acontecer, sequer por intuição sobrenatural, como aconteceu, semelhante tragédia.O Prefeito, por todas as razões, em tais circunstâncias, não poderia dispor de nenhuma informação sobre o perigo de uma catástrofe daquela magnitude.
***********

Agora
, também em cena o jornal 'EXTRA". Foi longe demais, ao utilizar maldosamente, toda a primeira pagina, exibindo deturpada caricatura do Prefeito de Niterói, com o ofensivo e inaceitável título 'PROCURA-SE".. E ao pé, nada mais nada menos, que curtas e infundadas afirmações, bem identificadas com a linguagem utilizada pelos mesmos políticos (quantas vezes SUJEITO OCULTO NA FRASE), os mesmos que por aqui andaram nos tristes momentos da tragédia.
Niterói, quando duramente castigada, desde os primeiros momentos, com o Prefeito reuniram-se representantes dos Governos Federal, Estadual, Ministros da República e toda uma equipe de técnicos que souberam enfrentar uma situação tão dolorosa para a cidade. Uniram-se aquelas autoridades . Todas as medidas foram adotadas.

Procura-se...?
Ora, não é necessário tanto esforço para ENCONTRARum abrigo nas instalações do 3º Batalhão de Infantaria (BI), espaço que foi comprado pelo Governo do Estado e cedido ao município. Ali vivem desabrigados que recebem quatro refeições diárias; são assistidas por profissionais da Assistência Social e por equipe de enfermagem. As crianças estudam em unidade externa, especificamente para elas.
Não está faltando, nem por parte das autoridades municipais, estaduais e até do Ministério Público, o sentimento de SOLIDARIEDADE, pois estão recebendo o aluguel social, na verdade, destinado à locação de imóveis. O Aluguel social alcança 3,2 famílias e o número de beneficiados, assim como o valor do benefício foram definidos pelo GOVERNO do ESTADO.

Por sua vez, pelo projeto "Minha Casa, Minha Vida" tem-se a previsão de que sejam entregues até 2012, SETE MIL unidades , através do referido Programa. Ao que apuramos, 2.058 encontram-se em análise na Caixa Econômica. No bairro do Fonseca e em Santa Bárbara, respectivamente 440 e 90 construções já estão em andamento. Em análise na Prefeitura, projetos para a construção de 1.556. Em desenvolvimento nas construtoras, 1.786; e em fase de prospecção e análise destinados aos bairros Sapê, Fazendinha, Boa Vista, Fazenda Mofreitas, Várzea das Moças e Piratininga, aproximadamente 6 mil unidades, num total geral, em prospecção, 11.502 unidades.

************

Maldosa e chocante, portanto, a matéria lançada na primeira página. Supinamente injuriosa, a transgredir os limites éticos que devem nortear o bom jornalismo.
Dispensa-se enfocar a função de um órgão da imprensa, mormente do porte do jornal 'EXTRA". Sabe-se que a primeira página é usualmente destinada às principais informações do que contém o jornal, questionando medidas, indicando as chamadas, enfim, os resumos das matérias a respeito dos vários assuntos abordados pelo veículo.
O jornal "EXTRA" preferiu destoar da linha essencial de qualquer jornal. É pena., Desta vez, mais importante foi a intenção de fazer política. Pobre Estado do Rio !

Nenhum comentário:

Postar um comentário