quarta-feira, 9 de março de 2011

AGOSTINHO, antes de sua conversão.


 

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Tarde te amei. Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora. Eu , disforme, lançava-me sobre as tuas belas formas. . Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Tu me chamaste e teu grito rompeu minha surdez.Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espalhaste tua flagrância e respirando-a, suspirei por ti. Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz.

(Confissões- Santo Agostinho)


 


 

Agostinho só se converteu à Igreja Católica aos 33 anos de idade. Antes, vivia maritalmente com Flora, com quem tinha um filho, que veio a falecer.

Um comentário:

  1. Essa passagem de Santo Agostinho aguçou minha curiosidade sobre sua vida e obra. Pesquisei e li em alguns artigos que, esse foi um dos momentos introspectivos de Agostinho, sua descoberta da fé, da existência de Deus. É incrível a atualidade de seus escritos e sua influência sobre alguns estudiosos.
    Confesso que, quando li esse trecho pela primeira vez imaginei tratar-se de uma declaração de amor terreno, escrita antes de sua conversão ao cristianismo. Pois é, me enganei, hoje entendo essa passagem como uma confissão de fé e de louvor.
    Parabéns pelo blog!!
    beijos!!

    ResponderExcluir