segunda-feira, 28 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
Blog de Michel Saad: AGOSTINHO, antes de sua conversão.
quinta-feira, 10 de março de 2011
LENDAS & HISTÓRIAS extraídas de MALBA TAHAN
HÁ MAIS DE 100 ANOS...
AMOR FILIAL" Orgulho da mãe pelo seu filho
Em meio do caminho, mãe e filho encontraram na estrada um trecho intransitável por CAUSA de um lençol de lama que as ultimas chuvas haviam feito ali aparecer.
Disse a mãe, orgulhosa do filho: "Meu filho tinha o braço gravemente ferido e não podia por isso, carregar-me. Sabe o que fez ele, então" ?
Não querendo que eu sujasse as sandálias de lama da estrada, meu filho deitou-se no chão e eu atravessei o trecho lamacento, pisando sobre o seu corpo.
O sábio respondeu: " Minha filha, o coração está cheio de orgulho, mas esse orgulho não tem razão de ser".
Escuta : "Se teu filho tivesse feito, por ti MIL VEZES MAIS do que fez, não teria feito nem a metade do que prescreve o Livro Sagrado, em relação ao AMOR FILIAL"
HERDEIRO LEGITIMO =Teu pai era dotado de grande sabedoria. A prova mais evidente é este admirável testamento.
Mas para o filho era deplorável
o ato do pai , naquele testamento.
Disse-lhe o sábio: " Teu pai garantiu-lhe a propriedade plena de tudo.
Se TIVERES O BOM SENSO DE INTERPRETAR COM ACERTO AS CLÁUSULAS.", verás isso.
"Como" ? -perguntou o filho.
Respondeu o sábio: "Quando seu pai viu a morte aproximar-se, pensou:" hei de morrer e meu filho está longe demais para tomar posse imediata de minha propriedade. Os meus escravos assim que certificarem de minha morte, saquearão a minha cada e haverão de esconder a minha morte ao meu querido filho, e assim privá-lo até de chorar por mim".
Para evitar isso, seu pai escolheu o escravo para assegurar o seu aparentemente legitimo direito e ele não deixaria de te informar, como de fato ele o fez.".
"E daí "? perguntou o filho ?
O sábio não hesitou. dizendo ao filho :"A sabedoria existe só nos espíritos amadurecidos pela idade. Sabes que tudo QUANTO UM ESCRAVO POSSUI PERTENCE AO SEU DONO LEGITIMO. .
Veja ":O que te impede de escolher aquele escravo como parte que te pertence ? Viu a prudência e sabedoria do pai. "Ele, escravo te pertencendo, tudo será teu"
EVA contava, sem errar, as costelas de ADÃO, A FIM DE APURAR SE FALTAVA MAIS ALGUMA. Eva sempre com um sorriso matreiro.
A MALDIZENTE SERPENTE-
Devemos evitar a companhia dos caluniadores que falam contra nós. Eles são comparados às serpentes venenosas: o LEÃO- atira-se contra a presa, mata-a e devora-a; o LOBO estraçalha a ovelha, que lhe serve de alimento; oi TIGRE - faminto- ataca o carneiro e arrasta-o para seu covil.
Perguntaram à SERPENTE, qual o proveito que tira da perversidade peçonhenta, mordendo e inoculando o veneno.
RESPOSTA DA SERPENTE :" Nada espero dos golpes venenosos que desfiro e do mal que faço não tiro o menor proveito."
"Mas procedendo assim, traindo, envenenando, semeando a dor e a morte, NÃO SOU PIOR QUE O CALUNIADOR"
UM PRATO DE LENTILHAS- JACOB saboreava um prato de lentilhas. Mas seu irmão ESAÚ, retornava de uma cansativa caçada.
ESAÚ pediu-lhe um pouco da comida, pois estava a morrer de fome.
JACOB concordou, mas em troca haveria de ceder-lhe o direito de primogenitura.
ESAÚ pensou:" estou a morrer de fome. De que me vale a primogenitura ?"E aceitou a proposta, prometendo sob juramento.
Feito o juramento, comeu à vontade, SEM IMAGINAR QUE HAVIA CEDIDO POR UMA INSIGNIFICÂNCIA um dos seus mais preciosos direitos.
MUITOS HOMENS também, SACRIFICAM SEU FUTURO, ARRUINAM SUA VIDA, trocando bens valiosos pelo prazer momentâneo deu um prato de lentilhas.
TREZE FILHOS = Os nossos filhos não morreram em vão. "Se desgraça análoga ferir outro homem, ele se lembrará de que nós perdemos 13 filhos, nos conformamos e não se revoltará contra o Senhor," disse o marido à sua mulher desesperada.
O QUE O DEMÔNIO , com mil perversidades e embustes, não consegue em vinte dias, mas a INTRIGA realiza, com a maior segurança, em meia hora
A LINGUA = o patrão mandou o criado ao açougue e disse-lhe com autoridade"¨quero que me tragas o melhor bocado que encontrares.
Trouxe -lhe uma língua. Dias depois o patrão chamou-lhe e deu-lhe a seguinte ordem:"
" vá ao açougue e traga-me o bocado mais ordinário que encontrares."
Trouxe novamente uma língua.
"Que quer dizer, fazendo isso ? Sempre uma língua ?
"A língua é quanto há no mundo de melhor e, também, de pior, se bondosa, nada há de melhor; se maldizente e mentirosa, nada haverá de pior"
SEGREDO = o teu segredo é teu escravo. Se o revelares, serás tu o escravo e ele o senhor implacável e cruel.
Um caso de certa relevância, conhecido por só duas pessoas, é um segredo; logo, porém, que dele tomarem conhecimento três pessoas, deixa de ser segredo.
A VIDA DE UMA CRIANÇINHA- "para salvar a vida de uma criançinha poderá resultar uma vida preciosa que mais tarde, quem sabe, irá salvar milhares de vida
quarta-feira, 9 de março de 2011
A TELEVISÃO, A VIOLÊNCIA E A CRIANÇA (I)
Ninguém desconhece que a televisão é de um valor fundamental na formação de nossa sociedade e no caráter de nossa gente. No entanto embora um serviço público, um patrimônio público, sobre ela não se exerce uma ação fiscalizadora, permitindo que aumente cada dia programações de má qualidade.
Quais as medidas adotadas pelas autoridades competentes, em favor da sociedade brasileira? Leis não faltam. Pode haver omissão ou descaso. Este será o tema de outros artigos.
AGOSTINHO, antes de sua conversão.
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova. Tarde te amei. Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora. Eu , disforme, lançava-me sobre as tuas belas formas. . Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Tu me chamaste e teu grito rompeu minha surdez.Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espalhaste tua flagrância e respirando-a, suspirei por ti. Eu te saboreei, e agora tenho fome e sede de ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz.
(Confissões- Santo Agostinho)
Agostinho só se converteu à Igreja Católica aos 33 anos de idade. Antes, vivia maritalmente com Flora, com quem tinha um filho, que veio a falecer.